terça-feira, 20 de novembro de 2012

 
CONSIDERAÇÕES SOBRE O CURSO LEITURA E ESCRITA EM CONTEXTO DIGITAL
 

 
 
UM RELATO REFLEXIVO
 
"Nada do que foi será do jeito que já foi um dia". Esta frase expressa em uma música de Lulu Santos mostra para mim o sentimento que tenho ao terminar esse curso de Leitura e Escrita na Contemporaneidade em Contexto Digital.
Como dizer que saio melhor do que entrei. Letramento, tipos diferentes de textos, conhecimentos novos em mídias novas, tudo novidade em seu conteúdo e o interesse ao longo do desenvolvimento do curso me fez lembrar de que posso: Posso me aprimorar a cada dia que passa, com a humildade de que nada sei.. O mundo é cheio de possibilidades, e este curso ofereceu possibilidades do encontro com outros colegas, com nossa tutora. Todos numa contribuição única, numa contribuição de grupo que me fez debruçar para realizar um blog, algo antes impensável.
Como dizer que não aprendi, se o que fiz foi me debruçar em textos interessantes, depoimentos sinceros e participação .
Ora, um curso que nos remete a refletir sobre a importância da leitura no desenvolvimento do ser humano, na sua contextualização, na sua inserção social, na sua cidadania só pode me deixar extremamente feliz e ávida por novos horizontes.
Cleuza Maria Martins
 
 
 
 
Como Uma Onda
Nada do que foi será
De novo do jeito que já foi um dia
Tudo passa
Tudo sempre passará
A vida vem em ondas
Como um mar
Num indo e vindo infinito
Tudo que se vê não é
Igual ao que a gente
Viu há um segundo
Tudo muda o tempo todo
No mundo
Não adianta fugir
Nem mentir
Pra si mesmo agora
Há tanta vida lá fora
Aqui dentro sempre
Como uma onda no mar
Como uma onda no mar
Como uma onda no mar
Nada do que foi será
De novo do jeito
Que já foi um dia
Tudo passa
Tudo sempre passará
A vida vem em ondas
Como um mar
Num indo e vindo infinito
Tudo que se vê não é
Igual ao que a gente
Viu há um segundo
Tudo muda o tempo todo
No mundo
Não adianta fugir
Nem mentir pra si mesmo agora
Há tanta vida lá fora
Aqui dentro sempre
Como uma onda no mar
Como uma onda no mar
Como uma onda no mar
Como uma onda no mar
Como uma onda no mar
 
Mais um relato........
         No início deste curso, tive várias dificuldades, pois não tenho muita habilidade com as novas tecnologias. Pensei, desistir, JAMAIS!!! Não sou de deixar pra la, vou aprender, enriquecer meu conhecimento e coloquei como necessidade prioritária para min, gosto de levar aos meus alunos atividades novas, comento com eles que, isso que estou falando ou passando aprendi no último curso que fiz. E nesse curso Práticas de Leitura e Escrita na Contemporaneidade foi uma experiência maravilhosa e inesquecível, primeiro o contato com amigos distantes, cada um de uma disciplina, e eu com meu propósito terminar o curso, isso gerou certa insegurança, sem contar a construção do blog. E assim, continuei nos 4 módulos, desde o momento de iniciar a escrita, tecer os esboços para digitar, refiz várias vezes as atividades, mas sem esquecer da pessoa encantadora e muito habilidosa, a nossa tutora sempre disposta a nos auxiliar pelo correio, lembrando dos finais das atividades e tudo. O que mais me chamou a atenção no curso foi o módulo 3, onde as esferas de atividade humana e os gêneros discursivos em circulação, tentando adequar a cada situação sócio-comunicativa, sem contar aquela atividade do Saresp, me deixou intrigada, queria saber a resposta, gerou muito aprendizado. Com a produção do Interrogatório, o contato com amigos virtuais, como ja disse cada um de uma disciplina, até matemática nos fóruns fiquei tentando entender a resolução da questão, entender e aceitar as opiniões dos colegas, lia todas foi como um quebra-cabeças:  montando e desmontando e ao final cheguei a conclusão que foi muito produtivo e proveitoso, na qual pretendo começar o outro.
Maria Luiza Pelegrini
 
LEITURA E ESCRITA NA CONTEMPORANEIDADE – CONTEXTO DIGITAL
Fazer leituras de vários tipos de textos, escrevermos sobre letramento nas suas mais variadas formas e a relevância que é a leitura com significados.
A intertextualidade, a compreensão de vários gêneros textuais e a aplicabilidade no nosso cotidiano seja pessoal, profissional, dentro das escolas; o quanto que este curso pôde contribuir para o nosso desenvolvimento.
Não dá para formar leitores sendo que a escola continua ainda muito impregnada da leitura da alfabetização, dos fonemas , das palavras , sendo necessário uma ressignificação para todas as disciplinas do currículo, no intuito de despertar a leitura dentro de um paradigma de contextualização e significados. Ler é um ato de inserção social e a escola não pode abrir mão disso.
Esse curso que faz com que a gente repense a leitura e a escrita dentro de um contexto digital, onde os conhecimentos tecnológicos da era da informação se somam ao conhecimento herdado do passado e que  nos dá a dimensão da importância que é estar antenado no presente para um futuro que se aproxima.
 


Nenhum comentário:

Postar um comentário