DEPOIMENTOS DE EXPERIÊNCIAS DE LEITURA E
ESCRITA
Abaixo
algumas experiências e relatos do pessoal do grupo sobre os primeiros contatos
com a leitura e a escrita:
LUCIANA CANIZARES FERRO diz:
Sou
formada em Historia pela Universidade de Sorocaba "UNISO" no ano de
2004.
Gosto
de citar meu professor de Historia do Brasil, o André Motta.
A
maneira de trabalhar dele me inspirou em ensinar pela linha do tempo fazendo
sempre uma ligação entre passado-presente-futuro, sempre entrelaçando o
acontecimento passado com a nossa realidade de hoje,fazendo com que os alunos
pesquisem,debata e conclua o que muitas revoluções, guerras e tantos outros
fatos da nossa Historia teve e tem de importante e relevante na minha , na sua e na nossa vida hoje.
Sinto
o interesse dos alunos quando coloco um fato histórico na linha do tempo, começamos
e pensar o conjunto de ações ocorridas e as reações provocadas também,
afinal toda ação resulta numa reação.
Ao ler as experiências de leitura e
escrita, fui me lembrando de uma pessoa fundamental em minha vida. Quando
decidi que queria ser professora, porém não tinha dinheiro e nem emprego que
conseguisse pagar a faculdade, fiz magistério e por sorte me encantei com uma
professora de Língua Portuguesa, chamada Elliete Gallo, me lembro até hoje ela
tinha uma forma de ensinar gramática contagiante, um sorriso lindo e cativante,
explicava a morfologia e a sintaxe de um jeito tão simples e natural que eu
pensava gente quando eu for professora quero ser igual a ela, ela foi meu
espelho, ensinava as regras gramaticais brincando e sempre associando a alguma
brincadeira lúdica. Por isso trago até hoje comigo essas lembranças das regras
gramaticais e a lembrança de como um ser humano com competência e sabedoria
pode realmente te orientar , estimular fazer que você não desista de seus sonhos.
Ribanceira vai
Alcança o céu
Tropeça nos descaminhos
Pedra se desfaz
Amarga sua retidão
Rolar pode, pedra
Forte, rompe
Explode e alcança."
Meio sem nexo, meio sem sentido, mas a
necessidade de preencher os espaços da folha branca veio imensamente tomando
conta de tal forma que comecei a lembrar da minha casa, da minha infância, dos
meus pais. Pais que saíram da zona rural, semianalfabetos e que tinham uma meta
muito clara para nós seus filhos (somos em quatro) : "mudamos para a
cidade para que meus filhos pudessem estudar". Essa era a fala corrente
dos meus velhos. E a experiência com eles em relação à leitura foi muito marcante.
Quando foram ser comerciantes ( tinham um bazar) também compraram uma banquinha
de revista.Ah! era a glória, estava em contato direto com as revistas do
momento, lembram-se do " O Cruzeiro", pois é, li muito essa revista,
bem como "Manequim", gibis, jornais O Estado de São Paulo e a Folha
de São Paulo, o quais meus pais não deixavam de ler um só dia. Esse contato
diário com as revistas e jornais propiciaram um gosto fantástico por essas
leituras, as quais preservo até hoje, lendo os jornais que são os mesmos e
também revistas como Veja, Você S/A, Superinteressante, Nova Escola, etc... O
contato com a leitura e escrita, portanto se fizeram presente a minha vida
inteira, o que me possibilitou fazer a minha história como uma pessoa que está
o tempo todo ávida por novos conhecimentos e novas ideias. A leitura nos remete
a explorar o tempo todo. Inclusive pode também nos possibilitar, de repente,
escrever algo que talvez alguém possa ler e gostar. Li também literaturas, o
que mais me chamou a atenção foi "Vidas Secas " de Graciliano Ramos
pelas características do povo, da luta. Mas nunca consegui me enveredar pelos
ares da literatura, que são interessantes , mas me empolgo mais lendo assuntos
pertinentes à educação de um povo. Acredito que educação é vida, é movimento, e
despertar para o letramento é fundamental.
Precisava de um
sinal, de um caminho. Lá está Memórias Póstumas..., então para começar resolvi contar uma experiência
sobre esta obra. Antes um pouco de mim: Sou professora de Psicologia, e, como
na rede a disciplina ficou fora da grade hoje sou coordenadora de EM. Bom,
sobre a leitura. Gosto de estudar. E gosto de estudar lendo. E gosto de ler
para estudar. Fiz alguns cursos sobre leitura e em um deles fiz um trabalho
sobre Memórias Póstumas...Era um grupo grande e tivemos que escolher entre
algumas obras e organizar grupos. Na hora de minha escolha havia sobrado apenas
Memórias Póstumas e apenas uma outra professora. Enfim, duas apenas e uma obra
que não me animava. Lembrava apenas do emplasto. Bom, li o livro saboreando
palavra por palavra e depois realizei a proposta de trabalho. O trabalho
deveria ser desenvolvido com o seguinte objetivo: " Como estimular o aluno
a ler tal obra". O caminho seguido foi: Bom , continuo depois......
Adoro ler, mas escrever ainda é penoso.
Passei a tarde lendo. O livro ´" A LOUCA DA CASA", de Rosa Montero.
Este livro faz parte dos livros enviados para os professores. Nas escolas vocês
devem encontrá-lo. Ele é muito bom. Fala da literatura, do processo de
criação... Aprendi e as emoções surgidas foram muitas.
Comecei a pensar nas experiências de leitura: Eu morei na
"roça" e tinha pouco acesso a livros, revistas e jornais. Encontrei
uma maneira de encontrar material para ler. No lugarejo onde morava havia um
mercadinho que embrulhava as mercadorias em jornais. Então pedia para meu pai
fazer as compras lá. Em casa eu desembrulhava tudo com cuidado, esticava os
jornais amassados e começava a ler. Era muita coisa sem sentido. Gostava de ler
as palavras mais difíceis. E comecei aí ver a dimensão dos mundos. Existem
muitos mundos. A realidade é assustadora, é complexa, misteriosa. A literatura
quer ordenar essa realidade.
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